METODOLOGIA COMPLEMENTAR

 

Entendendo o Sistema

Assim, a Neurometria disponibiliza um pacote de procedimentos e produtos (packtools) que podem ser utilizados de acordo com cada compet√™ncia profissional. Confira a lista de possibilidades da Neurometria: Biofeedback, Neurofeedback, Tilt test, Orthotest, Neurofitness, Eletroencefalograma digital + mapeamento cerebral (EEG/MC), EMG, Resposta Galv√Ęnica, Ox√≠metro de Pulso, Predom√≠nio de ondas cerebral, Temperatura perif√©rica, Resson√Ęncia Neural Transcraniana, Neuroimagens, Nutri√ß√£o funcional, Exames laboratoriais, Exerc√≠cios Respirat√≥rios, Programas Pedag√≥gicos, Gerador de ondas Cerebral, Indutor de Ondas Cerebral, Ajuste cognitivo, Condicionamento comportamental, Games Neurocl√≠nicos e treinamento cerebral online.

Com isso, o profissional adquire expertise e compet√™ncia, atrav√©s de nossos cursos, onde ser√° aprovado para o uso desse conjunto de ferramentas. A SBN emite o n√ļmero de registro e o selo de certifica√ß√£o atestando a qualidade e a efici√™ncia tanto do profissional, como dos dispositivos e, assim, o consult√≥rio ter√° maior credibilidade perante aos pacientes e a vigil√Ęncia sanit√°ria. O acesso aos produtos e procedimentos podem ser compartilhados entre diversos profissionais dentro de um mesmo consult√≥rio.

Dessa forma nasce a Neurometria, uma metodologia institutiva que constitui uma associa√ß√£o bem fundamentada de t√©cnicas e procedimentos, reconhecidos mundialmente, e que Focaliza a intera√ß√£o entre o c√©rebro, mente, corpo e comportamento, atrav√©s de ferramentas que agem nos fatores emocionais, sociais e que podem afetar diretamente a sa√ļde (NCCAM Publication No D239, agosto de 2005), proporcionando al√≠vio para o sofrimento f√≠sico, emocional e aumentando a qualidade de vida e bem-estar.

O equipamento de neurometria (neuro=neurofisiologia; metria= medida, capta√ß√Ķes de sinais fisiol√≥gicos) est√° registrado e certificado de acordo com a publica√ß√£o 3437 do minist√©rio da sa√ļde e DOU 247, para fins de utiliza√ß√£o em todo territ√≥rio nacional, e registrado com esse mesmo nome na ANVISA sob n¬į 81403519002 e 81403519003. De acordo com o FPCE 3.2, seguindo as normas RDC 16 e 40 e Certificado INMETRO 18.029, o sistema foi regulamentado para utiliza√ß√£o em diagn√≥stico, tratamento, treinamentos e terap√™uticas, tendo como suas finalidades:¬†

A) Sinais captados pelo equipamento: fluxo sanguíneo, frequência cardíaca, temperatura, sudorese, biomiografia, fluxo respiratório e EEG/telemetria.

B) Tipos de diagn√≥sticos sugeridos: an√°lise da variabilidade do sistema nervoso, mapeamento cerebral, dist√ļrbios cardiovasculares, dist√ļrbios do sono e d√©ficit de aten√ß√£o.
C) Terapias sugeridas: transtornos de ansiedade e do humor, controle do ritmo cardíaco na prevenção do enfarto e AVC, controle psicofisiológico, performance pessoal, esportiva e desempenho cognitivo.
D) Tipo de treinamento sugerido: autorregula√ß√£o das fun√ß√Ķes fisiol√≥gicas por treinamento respirat√≥rio, muscular, card√≠aco, temperatura perif√©rica e sudorese por biofeedback, e no treinamento da atividade cerebral por EEG/telemetria.

E) Tipos de sensores: sensor respiratório, sensor resposta fisiológica (temperatura), sensor variabilidade cardíaca (fluxo sanguíneo), sensor controle de ansiedade (resistência eletrodérmica), sensor neurometria encefálica (eeg/telemetria) e sensor biomiografia (muscular). Conheça os pilares da Neurometria mais abaixo!Aparelho para captação de sinais fisiológicos para exame, diagnóstico, terapêutica e treinamentos funcionais.

 

Equipamento final 81403519003 está vigente e pode ser fabricado e comercializado normalmente, de acordo com as regras da ANVISA.

 

Equipamento final 81403519002 finaiizou sua fabrica√ß√£o em 06/02/2023 (cancelado), tendo como nosso √ļltimo lote de equipamentos foi Lote/S√©rie final n¬ļ: 789000007247, ainda em estoque, de acordo com o certificado emitido pela OCP acreditado pela CGCRE sob processo n¬ļ 1639. Equipamentos inspecionados at√© essa numera√ß√£o (final 7247) poder√£o ser comercializados e utilizados sem nenhuma obje√ß√£o de uso, por estarem em conformidade com a legisla√ß√£o vigente e de acordo com as regras da ANVISA.¬†

De acordo com o item 3.2.4 do processo 25351.362326/2016-1 da ANVISA, todos os profissionais da sa√ļde como m√©dicos, dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas, psic√≥logos, dentre outros; profissionais da √°rea da educa√ß√£o, esporte e performance coaching e PNL, poder√£o utilizar o equipamento, dentro da √©tica de sua forma√ß√£o e capacita√ß√£o, sendo obrigatoriamente treinados pela Sociedade Brasileira de Neurometria.

 

Como a Neurometria ir√° me ajudar?

Antes de explicar o que é a Neurometria Funcional, vale compartilhar que nossos comportamentos, hábitos e atitudes podem estar diretamente relacionados à nossa boa Capacidade Funcional Fisiológica (sistema nervoso) e a nossa Reserva Funcional (nutrição adequada), ou seja, uma combinação equilibrada de nossa condição física, mental e nutricional. 

Pensando nisso, a tecnologia da Neurometria desenvolveu uma solução que permite investigar as deficiências neurofisiológicas específicas de cada pessoa, através de exames e análises computadorizadas. Isso possibilita que um profissional qualificado possa desenvolver um programa de treinamento e tratamento cerebral personalizado para cada pessoa.

Dessa forma, nosso objetivo √© melhorar a sa√ļde f√≠sica e mental, com foco no desempenho cognitivo e comportamental, levando ao estado de bem-estar e trazendo al√≠vio para as quest√Ķes emocionais, proporcionando assim, uma boa qualidade f√≠sica nas atividades di√°rias da vida.

 

Mas como funciona a Neurometria?

Sensores conectados ao paciente coletam seus dados neurofisiológicos e cerebral, e levam até o software que filtra e realiza, em tempo real, a leitura para interpretação dos sinais do sistema nervoso de uma pessoa.

Ao finalizar o sistema gera resultados gr√°ficos, estat√≠sticos e por escrito (facilita interpreta√ß√£o e diagn√≥stico feito por um profissional), com imagens em 3D do c√©rebro, permitindo uma avalia√ß√£o funcional do Sistema Nervoso Aut√īnomo e Cognitivo do paciente, registrados na ANVISA e certificados pelo INMETRO.

Esse conjunto de ferramentas oferece exames, an√°lises, resson√Ęncia neural transcraniana, protocolos e treinamentos terap√™uticos computadorizados, que podem ser utilizadas de acordo com as necessidades reais de cada pessoa, que ser√£o analisadas p√≥s coleta dos dados neurofisiol√≥gicos e neuroimagens.

Veja que todo o processo n√£o acontece de uma hora para outra, mas leva um per√≠odo confort√°vel de tempo para que um profissional qualificado possa levar uma melhoria real da sa√ļde, qualidade de vida e bem estar, de forma efetiva e com inser√ß√Ķes preventivas.

O conte√ļdo do programa de tratamento de Neurometria respeita o tempo de matura√ß√£o do sistema nervoso (m√©dia de 3 meses), levando ao sucesso cl√≠nico na gera√ß√£o de um Engrama positivo e um equil√≠brio f√≠sico e mental saud√°vel.

 

Eu consigo medir o progresso e a evolução no tratamento?

Essa é uma das partes mais incríveis da Neurometria! Semanalmente, a cada novo exame ou treinamento, é possível comparar o grau de melhora e evolução em cada um dos pilares analisados pela tecnologia. Devido a infinitas possibilidades que a Neurometria pode alcançar e, dependendo de sua formação acadêmica, você terá mais facilidade interpretativa para repertorizar um ou mais pilares referentes a sua área de atuação e, com isso, seguir uma conduta assertiva de tratamento dentro da ética profissional.

 

CONHEÇA OS 4 PILARES:

1¬ļ PILAR. Cogni√ß√£o, Comportamento e Emo√ß√£o por neuroimagens:¬†quando relacionamos neuroimagens com transtornos de ansiedade¬†(estresse, fobias, p√Ęnico, ansiedade generalizada, hiperatividade, bruxismo etc)¬†e transtornos do humor¬†(depress√£o, bipolar, tristeza profunda etc), podemos notar comportamentos cerebrais caracter√≠sticos, que podem ser visualizados e diagnosticados atrav√©s do aux√≠lio de um software.

Al√©m do diagn√≥stico, como tratamento complementar, o profissional de Neurometria pode treinar essas regi√Ķes alteradas do c√©rebro, ativando inerva√ß√Ķes cerebrais espec√≠ficas. Assim, o paciente poder√° finalmente entender e aprender a correlacionar suas emo√ß√Ķes, sentimentos e pensamentos com as imagens ao vivo do seu c√©rebro em 3D.

Também é realizado os treinamentos com diversos protocolos neurofisiológicos (coração, respiração, sudorese, temperatura, muscular, oxigênio, fluxo sanguíneo etc), para que a parte física também fique saudável. Tudo de forma clara e objetiva.

 

2¬ļ PILAR. Reserva funcional ou Defici√™ncia Nutricional: ¬†Os supermercados est√£o lotados de alimentos processados, que s√£o produzidos com a√ß√ļcar simples (de cana) e gordura saturada. Alimentos processados s√£o frequentemente ‚Äúroubadores‚ÄĚ de minerais e vitaminas. Agora temos a conveni√™ncia da comida ‚Äúpr√©-pronta‚ÄĚ que √© a tenta√ß√£o, dif√≠cil de resistir, das pessoas com falta de tempo. Se levarmos em conta que tempo n√£o √© s√≥ dinheiro, mas sim vida. Precisamos fazer com que este balan√ßo n√£o seja negativo.

O estresse frequentemente nos sugere a buscar alimentos inadequados, levando a defici√™ncia da Reserva Funcional (mat√©ria-prima utilizada para produzir neurotransmissores, horm√īnios, sistema imune ativo etc). Com a falta de mat√©ria prima, o sistema nervoso entra em desgaste e se torna vulner√°vel, mas mesmo assim continuamos vivendo, por√©m com o aparecimento dos chamados dist√ļrbios funcionais, como: acordar cansado, dificuldade de concentra√ß√£o, debilidade de mem√≥ria, diminui√ß√£o da libido, dificuldade para conciliar o sono, depress√£o, p√Ęnico, palpita√ß√Ķes, fibromialgia¬† e ainda poder√≠amos enumerar mais uma dezena de sintomas.

Isso ¬†tamb√©m pode levar a busca do uso err√īneo de medicamentos e consultas desnecess√°rias, na tentativa de reduzir as sensa√ß√Ķes f√≠sicas e mentais indesej√°veis, al√©m de confundir e dificultar o diagn√≥stico.

O controle da Reserva Funcional na Neurometria √© fundamental e est√° se tornando um √≥timo indicativo (padr√£o ouro) para que o paciente reorganize de uma vez por todas, a n√≠vel funcional, uma alimenta√ß√£o saud√°vel e diminua significativamente as possibilidades dos dist√ļrbios funcionais e o erro da automedica√ß√£o.

O ‚Äúbom combust√≠vel‚ÄĚ fornece fun√ß√£o celular saud√°vel e resposta emocional positiva (Dr. Nelson Alves).

 

3¬ļ PILAR. Dist√ļrbios cardiovasculares e Cardio-Cerebral: o cora√ß√£o √© um √≥rg√£o que sofre tanto com o alimento errado e o sedentarismo, como com nossas emo√ß√Ķes. A Neurometria apresenta programas de tratamento, prote√ß√£o e preven√ß√£o de doen√ßas cardiovasculares, atrav√©s de um modelo cardio-funcional computadorizado.

O profissional de Neurometria realizará treinamentos na clínica com equipamentos eletromédicos, assim como poderá passar treinamentos domiciliares e online que são práticos e funcionais. Tudo feito de forma organizada através de um programa de treinamentos específicos para a variabilidade do sistema nervoso na palma de sua mão.

A ciência aponta resultados positivos, após um período de trinta dias de treinamento, em relação a doenças como hipertensão, enfarto e AVC, sendo que esses treinamentos foram duas vezes mais eficientes que uma dieta livre de sal.

Saiba tamb√©m que estudos mostram que treinamentos da variabilidade do sistema nervoso, como os da Neurometria, reduziram significativamente palpita√ß√Ķes, ansiedade, dores, ins√īnia, tens√£o f√≠sica, cansa√ßo e metabolismo, tudo que afeta nosso cora√ß√£o.

 

4¬ļ PILAR. C√©rebro e o sistema digestivo (Rea√ß√Ķes alimentares, intoler√Ęncias, disbioses e transtornos ligados a emo√ß√£o): tornando claro ao paciente que alimentos espec√≠ficos alteram negativamente os dados dos gr√°ficos neurofisiol√≥gicos e atinge regi√Ķes espec√≠ficas do c√©rebro, podendo ser vistos em tempo real na tela do computador.

Isso ¬†mostra as possibilidades da Neurometria em intervir (com alto grau de efici√™ncia) nos dist√ļrbios emocionais, respirat√≥rios, gastrointestinal, dermatol√≥gico, neurol√≥gico e psicol√≥gico, melhorando significativamente a sa√ļde, apenas correlacionando as rea√ß√Ķes alimentares ao sistema nervoso, para que seu alimento seja seu rem√©dio (Hip√≥crates).


O conjunto das a√ß√Ķes dos 4 Pilares, vai nos ajudar a melhorar significativamente nosso Desempenho F√≠sico e mental, Mem√≥ria, Racioc√≠nio, Concentra√ß√£o, Disposi√ß√£o no trabalho e nos estudos.

 

O que mais preciso saber?

A Neurometria Funcional √© uma metodologia multimodal com o objetivo final de avaliar e treinar o c√©rebro. Atrav√©s dela √© poss√≠vel organizar e aplicar ferramentas j√° conhecidas (cientificamente comprovadas) e, com isso, o profissional aprender√° a fazer correla√ß√Ķes importantes como, por exemplo, capta√ß√£o do sinais neurofisiol√≥gicos para avalia√ß√£o comportamental e do sistema nervoso, ou ter uma alimenta√ß√£o adequada para um treinamento cerebral computadorizado, ou associar an√°lises funcionais para aplicar t√©cnicas respirat√≥rias coerentes (biofeedback), utilizar suplementos ou nutrientes para aumentar o desempenho cognitivo (neuroimagens) e at√© mesmo a possibilidade em interpretar exames de neurotransmissores.

Nosso objetivo √© capacitar profissionais que atuam na √°rea da sa√ļde, das ci√™ncias do comportamento, esporte, educa√ß√£o, qualidade de vida e performance pessoal para que dentro do respeito e da √©tica possam organizar e aumentar a efic√°cia das suas estrat√©gias convencionais.

Cada profissional pode utilizar sua expertise dentro dessa metodologia e associá-la para potencializar os seus procedimentos e resultados, atingindo assim níveis Significativos e de Excelência.

Como sabemos, o c√©rebro e toda sua estrutura funcional, est√° relacionada aos seguintes pilares: variabilidade do funcionamento do sistema nervoso, imunol√≥gico e metab√≥lico. Dessa forma, quanto maior e melhor essas variabilidades, mais funcional e adaptativo esses sistemas estar√£o, onde associados ao cognitivo, aumentar√° as possibilidades de termos profissionais mais preparados para intervir em a√ß√Ķes terap√™uticas, psicoterap√™uticas, medicamentosas e alimentares.


Objetivo: Capacitar profissionais para aplica√ß√£o pr√°tica de avalia√ß√Ķes, exames, m√©todos de diagn√≥stico, terap√™uticas, e treinamentos funcionais do Sistema Cognitivo e Neurofisiol√≥gico.

P√ļblico Alvo: A Neurometria complementa as necessidades reais do dia a dia dos profissionais da √Ārea da Sa√ļde, Esporte, Educa√ß√£o e Performance Pessoal, como: M√©dicos, Psic√≥logos, PNL, Coaching, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia, Nutri√ß√£o, Psicanalistas, Educadores F√≠sicos e profissionais que trabalham com Acupuntura, Auriculoterapia, Hipnose, Terapias Funcionais, Esportes, psicopedagogia, neuropsicologia, neuropedagogia, etc.

Aplicabilidade: A Neurometria tem um conjunto de Ferramentas e análises para diversas aplicabilidades. O mais interessante é que o profissional pode complementar seu dia a dia na clínica e ir aprendendo uma ferramenta por vez, ao aplicar em seus clientes, conseguindo resultados e valores significativos logo no início.

Ensino: Conforme vai avançando no aprendizado, o profissional (independente de sua área de atuação) poderá introduzir as ferramentas em sua prática diária de forma tranquila e obtendo resultados positivos logo no início, com satisfação dos seus clientes. 


Ferramentas Complementares da Neurometria

O profissional pode utilizar sua expertise com a Neurometria e associ√°-la para potencializar seus procedimentos e resultados. A metodologia utiliza os seguintes procedimentos:

  • AN√ĀLISE DO EXAME FUNCIONAL DO SISTEMA NERVOSO E COGNITIVO
  • RESSON√āNCIA NEURAL COMPUTADORIZADA
  • TCO: Treinamento Cerebral Online
  • Intelig√™ncia Artificial com: Chave IA. PCAA e IML
  • Integra√ß√£o e Pesquisa Cl√≠nica
  • Apps Cl√≠nicos: Treinamento Mental e Card√≠aco
  • EXAMES LABORATORIAIS PARA NEUROFISIOLOGIA E COMPORTAMENTO
  • PROTOCOLOS DE DESEMPENHO CEREBRAL
  • AN√ĀLISE DO PREDOM√ćNIO DE ONDAS DO C√ČREBRO
  • INDUTOR DE ONDAS CEREBRAL
  • RELAXAMENTO MUSCULAR PROGRESSIVO COMPUTADORIZADO
  • SUPLEMENTA√á√ÉO (para prescritores e n√£o prescritores)
  • RESPIRA√á√ÉO DIAFRAGM√ĀTICA MONITORADA
  • ALIMENTA√á√ÉO FUNCIONAL E RESERVA NUTRICIONAL NA ALTERA√á√ÉO COMPORTAMENTAL
  • INTOLER√āNCIA E REA√á√ēES ALIMENTARES NOS TRANSTORNOS DO HUMOR E ANSIEDADE
  • GERADOR DE ONDAS DO C√ČREBRO
  • MONITORAMENTO
  • PR√ĀTICA ESPORTIVA
  • PROGRAMA PEDAG√ďGICO DE ESTIMULA√á√ÉO NA ATEN√á√ÉO
  • TERAP√äUTICA DOMICILIAR PARA ESTIMULAR NEUROPLASTICIDADE
  • BIOFEEDBACK E NEUROFEEDBACK
  • ESTRAT√ČGIAS DE PERFORMANCE PESSOAL, FOCO, ATEN√á√ÉO, HABILIDADES E COMPET√äNCIAS.
  • ASSOCIA√á√ÉO COM: ACUPUNTURA, HIPNOSE, MANOBRAS MANUAIS, MEDICINA COMPORTAMENTAL ETC
  • APLICA√á√ēES DO AJUSTE COGNITIVO E CONDICIONAMENTO COMPORTAMENTAL
  • APLICA√á√ÉO MULTIMODAL COM OUTRAS DISCIPLINAS

APOIO AO PROFISSIONAL:

РSuporte Técnico Online;
– Apoio ao Profissional com CHAT AO VIVO todos os dias;
– Grupos de Pesquisa em Neurometria UNICAMP
РAssistência Técnica;
– Campanhas de Qualidade;
– Cadastramento, habilita√ß√£o e Adequa√ß√£o Cl√≠nica (equipamento/profissional), conforme Vigil√Ęncia Sanit√°ria
РInserção do código de rastreabilidade ANVISA;
РInstalação e adequação ao uso do computador;
– Comit√™ de √Čtica, Tira-d√ļvidas, Venda e muito mais.

Todos os procedimentos est√£o devidamente Registrados e Autorizados para uso de acordo com a certifica√ß√£o INMETRO 18.029, auditoria laboratorial P. N¬ļ1639 registro do ensaio BE01-R01, Auditoria fabril registro dos ensaios R182002; R171798; R181999 e Registro para realiza√ß√£o de exames e aplica√ß√Ķes de acordo com o descritivo liberado pelo Minist√©rio da Sa√ļde Registros 81403519001 e 81403519002.